Início
04/11/2013 | Vending

Portugueses com baixo consumo




 
Hostelvending.com.pt

Segundo comunicado da Probeb (Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas), o consumo de bebidas refrescantes não alcoólicas por habitante em Portugal, em 2012, é um dos mais baixos da UE.

O nível de consumo por habitante desta categoria de bebidas é de 69 litros por ano, valor muito inferior à média europeia de 108 litros por ano.

Em termos da classificação europeia do consumo de bebidas refrescantes não alcoólicas, o destaque recai sobre os consumos verificados na República Checa, Alemanha, Reino Unido e Bélgica, com consumos que representam o dobro ou mais do consumo português.

Apesar disto, importa assinalar que, em Portugal, o consumo de produtos láteos (104 litros ao ano) é consideravelmente maior do que a média da UE (70 litros ao ano). De igual forma, o consumo de águas engarrafadas (incluindo dispensadores de água) em Portugal (120 litros por ano) é superior à média da UE (106 litros por ano). 

Atendendo à evolução observada nos últimos cinco anos (2008/2012), verificamos que, na Europa Ocidental, o conjunto das bebidas comerciais (que abrange águas engarrafadas, bebidas refrescantes não alcoólicas, sumos de frutos e néctares, mas também bebidas alcoólicas, produtos láteos e bebidas quentes) apresenta uma moderada evolução negativa das vendas (-0,6%), enquanto, em Portugal, se notou uma descida bem mais acentuada (-6,6%). 

Interessa assinalar que, no período 2008/2012, o mercado das bebidas refrescantes não alcoólicas teve um crescimento de 2,3% na UE, ao passo que, no nosso país, sofreu uma evolução negativa de 14,7%.   

Em termos da distribuição do mercado das bebidas comerciais, destaca-se, em 2012, a posição de liderança em Portugal das águas engarrafadas (29,2%), seguida pelos produtos láteos (25,2%) e pelas bebidas alcoólicas (20%). As bebidas refrescantes não alcoólicas representam em Portugal apenas 16,8% do mercado das bebidas comerciais. Bebidas quentes, como chá e café, representam na UE 22,6%, face aos 6,7% de Portugal. 

Subscrever Newsletter
Últimas Empresas
Multiselect - Exploração de Máquinas de Venda Automática Lda

A Multiselect comercializa pequenos snacks, bebidas frescas e quentes através de máquinas de venda...

JUVENDING by Pirâmide Triunfal

Assistencial Técnica e Venda de Peças

Classificados
PICA.PICA.COME

Setubal

PICA.PICA.COME LOJA - VENDING . SELF - SERVICE NA ESTAÇÃO FLUVIAL DA TRANSTEJO...

illycaffè - HORECA

Café Torra média O equilíbrio entre força e suavidade, de onde surgem aromas de...

EVA
EVA