Início
24/04/2013 | Vending

Intel, na senda da inovação

Hostel Vending Portugal

Foto: Shugo Nozaki, flickr.com




 
Hostelvending.com.pt

A Intel Corp. é uma empresa norte-americana que se dedica, fundamentalmente, ao fabrico de componentes eletrónicos para dispositivos informáticos (especialmente microprocessadores), mantendo uma colaboração bastante assídua com a indústria do vending.

Desde que iniciou a sua incursão pelo universo da distribuição automática, ela tem-se notabilizado no desenvolvimento de soluções inteligentes e interativas diferenciadas para o setor, com especial impacto, por exemplo, ao nível da sinalização digital, considerada um dos elementos que mais representam o futuro deste específico mercado.

Entre as mais significativas, incluem-se, nomeadamente: Intel Core, Intel Audience Impression Metric Suite (AIM - para a medição antropométrica dos consumidores e retenção dos dados em memória, permitindo efetuar a análise facial do cliente e sugerir o produto que mais se lhe convém) e Intel Active Management Technology (AMT - para gestão remota, gestão energética e opções de segurança como sistemas de diagnóstico, permitindo uma redução efetiva dos custos operacionais).

A colaboração que a Intel tem desenvolvido, de forma muita estreita e intensa, com os principais fabricantes de máquinas de vending é demonstrativa também da confiança que estes nela depositam.

Várias têm sido, aliás, as parcerias que assinalam a sua ligação ao vending: colaboração com a Kraft Foods (na criação do software 'Meal Planning Solution' e máquina Kraft's Temptations), com a VE Global Vending (na conceção da aplicação tecnológica interativa VE Connect), com a fabricante japonesa Okaya Electronics, com a Rheavendors Italia (na criação da máquina de vending inteligente HAL), entre outras.

Como prova da sua ligação inata à inovação, ela patrocinou, no âmbito da Eu'Vend & Coffeena 2011, a rubrica 'Intel Intelligent Vending Award', que visou distinguir a proposta a concurso mais inteligente e inovadora.

A destacar ainda, a empresa foi um dos patrocinadores Platinum da Assembleia Geral da EVA + Workshop 2012, evento realizado nos dias 13 e 14 de dezembro, onde esteve reservado um espaço de exposição para a apresentação das suas mais recentes tecnologias e inovações. 

Descrita, assim, muito resumidamente, a colaboração que a Intel Corp. tem desenvolvido, desde longa data, com a indústria da distribuição automática, este é o momento oportuno para conhecermos, mais de perto, a sua real contribuição para o setor. Neste sentido, Jorge Cordova, Channel Manager da Intel Corporation Iberia, uma das subsidiárias do grupo, dispôs-se a abordá-la mais pormenorizadamente.

- Como tem sido colaborar com o setor do vending?

Durante 2012, colaborámos com vários parceiros que já estavam a trabalhar connosco no mercado da sinalização digital, como é o caso da Crambo e Investronica, com dois projetos separados.

- Que tipo de soluções produz a Intel para este mercado?

A Intel está profundamente envolvida em todas as áreas que podem melhorar a vida das pessoas e empresas. Faz parte do nosso ADN conceber produtos, soluções e serviços que possam ter impacto na experiência geral das pessoas e empresas, em distintas áreas de negócio. A área do vending não é exceção. O nosso objetivo é permitir às empresas vender os seus produtos e dirigir-se ao seu público da melhor maneira possível, mas também fazer com que a experiência do consumidor seja cada vez mais intuitiva e completa. Um bom exemplo são as soluções baseadas na nossa tecnologia Intel® vPro™ de gestão remota, segurança e economia energética. Além disto, a capacidade de exibir conteúdo Full HD, através das tecnologias dos nossos microprocessadores relacionadas com o vídeo, é também muito importante. E, evidentemente, o Intel AIM (medição de audiência) é também muito útil como meio de analisar o impacto de um produto numa particular audiência.

- Qual a vossa solução mais recente para a distribuição automática?

Tanto a máquina da Crambo como a da Inves são apostas fortes. Queremos continuar a inovar, desenvolvendo as soluções de acordo com as necessidades do mercado.

- Quais as suas principais caraterísticas?

São máquinas com medição de audiências para segmentar a publicidade, incluindo telas transparentes táteis "in touch", pagamento por NFC, controlo de stocks.

- Como será o futuro das máquinas de vending?

Serão máquinas capazes de segmentar promoções e publicidade, vender vários produtos de uma só vez, bem como utilizar outras formas de pagamento… Em síntese, elas deverão, no mínimo, satisfazer estes requisitos, e com a ajuda das nossas tecnologias, estas máquinas poderão funcionar 24 horas por dia, 356 dias por ano. Representarão receitas permanentes e contínuas, terão uma exigência mínima de funcionários, para além de não implicar custos de local nem mobiliário. Paralelamente, estarão dirigidas a um mercado de elevada procura, já que se trata de produtos de consumo, e terão uma grande variedade e rotação permanente dos mesmos. O investimento será moderado e algumas máquinas poderão alugar-se. Haverá ainda uma grande diversidade de franquias de vending, ao mesmo tempo que o retorno e reinvestimento de capital será a médio prazo. Também em complemento, elas comportarão um risco mínimo, já que deverão poder ser facilmente mudadas de local. Com as tecnologias antes mencionadas, tudo isto é possível.

Subscrever Newsletter
Últimas Empresas
Multiselect - Exploração de Máquinas de Venda Automática Lda

A Multiselect comercializa pequenos snacks, bebidas frescas e quentes através de máquinas de venda...

JUVENDING by Pirâmide Triunfal

Assistencial Técnica e Venda de Peças

Classificados
PICA.PICA.COME

Setubal

PICA.PICA.COME LOJA - VENDING . SELF - SERVICE NA ESTAÇÃO FLUVIAL DA TRANSTEJO...

illycaffè - HORECA

Café Torra média O equilíbrio entre força e suavidade, de onde surgem aromas de...

EVA
EVA