Início
31/01/2013 | Vending

APIAM mostra evolução do mercado em 2012

Hostel Vending Portugal

Foto: APIAM




 
Hostelvending.com.pt

Segundo dados estatísticos de que dispõe a APIAM (Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente), no último ano, o mercado nacional de águas minerais naturais e águas de nascente apresentou uma evolução negativa em volume (milhões de litros), estimada em cerca de 10,3%, no conjunto das quatro categorias consideradas (águas minerais naturais sem gás, águas minerais gasocarbónicas, águas minerais e de nascente gaseificadas e águas de nascente sem gás).

Vários foram os fatores a contribuir para esta situação, com especial destaque para o cenário de crise económica, que provoca um forte recuo da procura, mas também para a alteração significativa do enquadramento fiscal. Com se sabe, este enquadramento sofreu um forte agravamento, quer através do aumento da taxa do IVA para as águas minerais naturais e de nascente de 6% para 13%, quer através da subida da taxa do IVA de 13% para 23% na restauração e bebidas. 

A contrariar a tendência dos últimos anos, as exportações evidenciaram, em 2012 um decréscimo de 16,4% (em litros) e de 11,9% (em embalagens).

Além disto, as estatísticas da APIAM mostram, nos últimos dez anos, uma evolução positiva das vendas de água minerais naturais e de águas de nascente (mercado nacional e exportações) de cerca de 9,4% (em volume), registando uma paralisação em 2011 e uma descida acentuada em 2012.  

Subscrever Newsletter
Últimos produtos
Bollycao

Classico

Donuts

Classico

Classificados
PICA.PICA.COME

Setubal

PICA.PICA.COME LOJA - VENDING . SELF - SERVICE NA ESTAÇÃO FLUVIAL DA TRANSTEJO...

illycaffè - HORECA

Café Torra média O equilíbrio entre força e suavidade, de onde surgem aromas de...

EVA
EVA