Início
31/01/2013 | Vending

APIAM mostra evolução do mercado em 2012

Hostel Vending Portugal

Foto: APIAM




 
Hostelvending.com.pt

Segundo dados estatísticos de que dispõe a APIAM (Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente), no último ano, o mercado nacional de águas minerais naturais e águas de nascente apresentou uma evolução negativa em volume (milhões de litros), estimada em cerca de 10,3%, no conjunto das quatro categorias consideradas (águas minerais naturais sem gás, águas minerais gasocarbónicas, águas minerais e de nascente gaseificadas e águas de nascente sem gás).

Vários foram os fatores a contribuir para esta situação, com especial destaque para o cenário de crise económica, que provoca um forte recuo da procura, mas também para a alteração significativa do enquadramento fiscal. Com se sabe, este enquadramento sofreu um forte agravamento, quer através do aumento da taxa do IVA para as águas minerais naturais e de nascente de 6% para 13%, quer através da subida da taxa do IVA de 13% para 23% na restauração e bebidas. 

A contrariar a tendência dos últimos anos, as exportações evidenciaram, em 2012 um decréscimo de 16,4% (em litros) e de 11,9% (em embalagens).

Além disto, as estatísticas da APIAM mostram, nos últimos dez anos, uma evolução positiva das vendas de água minerais naturais e de águas de nascente (mercado nacional e exportações) de cerca de 9,4% (em volume), registando uma paralisação em 2011 e uma descida acentuada em 2012.  

Subscrever Newsletter
Últimas Empresas
Multi café

No serviço com máquinas de café para empresas, oferecemos mais comumente um pacote dedicado, onde o...

Classificados
PICA.PICA.COME

Setubal

PICA.PICA.COME LOJA - VENDING . SELF - SERVICE NA ESTAÇÃO FLUVIAL DA TRANSTEJO...

illycaffè - HORECA

Café Torra média O equilíbrio entre força e suavidade, de onde surgem aromas de...

EVA
EVA