Início
07/11/2012 | Vending-Café

AICC defende aposta no expresso português

Hostel Vending Portugal

Café. Foto: pop catalin, sxc.hu




 
Hostelvending.com.pt

Encarando a exportação como a "única alternativa sustentável" para o crescimento da atividade, a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) sustenta que deverá fazer-se uma aposta no "expresso português", considerando-o de caraterísticas únicas no mundo. 

Numa entrevista concedida à agência Lusa, no âmbito da conferência "Exportar sabores e aromas do café com marca portuguesa", que a AICC promoveu, na semana passada, na cidade invicta, Maria José Barbosa, presidente da referida associação, realçou como principal "vantagem competitiva" do café nacional o "expresso português, que não existe em mais lado nenhum do mundo".

Em reforço desta convicção, a responsável referiu que, embora os italianos tivessem sido os pioneiros do expresso, o expresso português "é, neste momento, muito superior ao italiano".

Para além dos lotes criteriosamente selecionados pelo café nacional, Maria José ressaltou, ainda, a técnica de torrefação a que este é sujeito: "Temos um saber da torra, um tipo de torrefacção que será muito melhor aceite, por exemplo, nos países nórdicos, do que o café italiano, que tem uma torra mais apertada, quase queimada".

Sublinhe-se que, em 2011, o consumo de café em Portugal atingiu as 36.500 toneladas, com as exportações a registarem 9.600 toneladas. 

Dando conta do notável impulso que as exportações de café nacional sofreram nos últimos anos, comentou: "Durante muito tempo não exportávamos nenhum café torrado, mas de 2005 a 2011 as exportações nacionais mais do que duplicaram e, hoje, já exportamos mais do que importamos, sobretudo para Espanha, mas também para França, Luxemburgo, Inglaterra, Brasil, Angola e ex-colónias portuguesas".

Como alvos privilegiados para onde exportar, a mesma responsável sugeriu "todas as zonas do mundo com taxas de crescimento positivas, desde o continente africano à Ásia".

Subscrever Newsletter
Últimos produtos
Bollycao

Classico

Donuts

Classico

Classificados
PICA.PICA.COME

Setubal

PICA.PICA.COME LOJA - VENDING . SELF - SERVICE NA ESTAÇÃO FLUVIAL DA TRANSTEJO...

illycaffè - HORECA

Café Torra média O equilíbrio entre força e suavidade, de onde surgem aromas de...

EVA
EVA