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O Vending

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CRIE O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO DE VENDING

A venda de produtos através de máquinas automáticas, mais conhecida como vending, é uma indústria relativamente jovem e de extraordinário crescimento nos últimos anos. Graças a qualidades que se moldam, como nenhum outro meio de venda, ao ritmo de vida atual e à incorporação de novas tecnologias, este negócio é o ideal para jovens empreendedores. 

As premissas em que se baseia - uma máquina e uma localização para a mesma - são acessíveis para a maioria dos "bolsos", desde os mais modestos (uma ou duas máquinas que sirvam de complemento a outra atividade) até aqueles que aspirem a voos mais altos nesta indústria. Atualmente, existem já empresas de vending cotadas entre as maiores empresas espanholas, no que à faturação diz respeito.

De qualquer forma, há sempre que ter em consideração uma série de passos prévios antes de saltar para a arena deste apaixonante (e viciante) negócio.

1- A MÁQUINA TRABALHA POR SI

O vending é algo mais que um negócio. É um canal alternativo de vendas, o mais moderno de todos. A automatização do processo de entrega do produto em troca de "uma moeda" permite prescindir de uma série de encargos necessários à venda em qualquer outra transação comercial. Este expediente oferece ao novo empresário de vending a possibilidade de reduzir bastante os custos com o staff e dispor de valioso "tempo livre" para se dedicar a outras atividades.

2- PRODUTOS “VENDING”

Em primeiro lugar, devemos definir o que queremos pôr à venda na nossa máquina. Nesta área, o leque de opções é tão extenso que podemos falar, inclusive, de "novos continentes por descobrir". Podemos começar por falar dos artigos mais clássicos e mais estandardizados (o que não quer dizer que sejam sempre os de maior sucesso; como já tínhamos mencionado, o Vending é um canal onde todas as semanas são lançados novos produtos para o mercado, aproveitando a acessibilidade e rapidez da distribuição). Neste grupo, enquadram-se as bebidas frias, as bebidas quentes e o tabaco.

O tabaco e o café são os produtos que detêm uma maior quota de mercado no universo Vending, com uma tradição que remonta aos primórdios da indústria. São também, sem dúvida, os que mais exploraram as potencialidades da venda automática.

Nos últimos anos, incorporaram-se com força, também, os snacks, tanto doces como salgados, e, mais recentemente, as refeições pré-preparadas (alimentos congelados que se cozinham em poucos segundos num microondas incorporado no interior da máquina automática).

O vending continua a crescer, ou melhor, o consumidor vai-se habituando às suas vantagens. Isso implica que um sem número de novos produtos se tenham associado a este instrumento comercial até se tornarem practicamente habituais: revistas, CD e DVDs, jogos, lembranças, guloseimas, preservativos, produtos de higiene e até artigos eróticos. E isto é apenas uma pequena amostra do que podemos encontrar nas máquinas automáticas por todo o mundo (podíamos mencionar, também, bicicletas, roupa de banho e até lagostas ou automóves...).

3-ONDE IMPLANTAR O SEU NEGÓCIO

Se num qualquer negócio a localização é importante, no caso do Vending poderá dizer-se que é de vital importância.

De um modo geral, poderá dizer-se que os melhores "spots" serão locais de alto tráfego de pessoas: estações de comboio, autocarro, metro, hospitais, edifícios públicos, paragens de bus, praias, bombas de gasolina, escolas, etc.

No entanto, os critérios para determinar a localização física da nossa máquina estão também relacionados com o referido anteriormente. O produto pode ser um fator determinante na instalação de máquinas em locais isolados ou de baixo tráfego de pessoas, mas estrategicamente ideais para a venda do dito produto (por exemplo, no caso da venda automática de roupas de banho em piscinas públicas; ou a colocação de máquinas de produtos alimentares em locais isolados ou de baixo tráfego, mas que carecem de restaurantes, cafés, etc.).

4-LOGÍSTICA

A planificação das vendas tem de ser muito minuciosa, através da realização de um cuidadoso inventário de todos os produtos que compõem o recheio da máquina. A este respeito, é fundamental que a máquina tenha sempre o produto e dinheiro (troco) disponível.

Contar com um armazém onde guardar o nosso stock e um veículo que nos permita cumprir as funções de reposição (operações contínuas e de vital importância no Vending) são premissas básicas e de cumprimento obrigatório.

Por último, recomenda-se a utilização de marcas reconhecidas pelo grande público, aproveitando, deste modo, o marketing natural dos seus produtos. Alguns estudos indicam que esta prática produz um aumento de até 20% nas vendas.

5-COLABORADORES

No caso de não podermos operar as máquinas pessoalmente, poder-se-á contratar uma outra pessoa para o devido efeito. Nesta situação, o pagamento efetuar-se-á por comissão.

Esta atividade não requer uma qualificação especial. No entanto, será sempre aconselhável possuir conhecimentos em mecânica e eletrónica, no caso das pessoas responsáveis pela manutenção das máquinas automáticas. A formação poder-se-á realizar nas instalações da própria empresa de Vending.

Se trabalhamos com alimentos e bebidas, é fundamental ter em conta todas as normas sobre higiene e manipulação de alimentos, para além da qualificação indispensável ao manuseamento destes produtos.

Com o crescimento da empresa, o número de trabalhadores será diretamente proporcional ao número de máquinas.

6-FLEXIBILIDADE

Quando uma máquina não produz os resultados esperados, podemos facilmente modificar o nosso plano de negócios em relação à mesma. Assim, pode-se optar por substituir o produto ou mudar de localização. Quanto à segunda opção, devemos aproveitar as chamadas "áreas mortas" de locais e estabelecimentos. O negócio Vending traz benefícios tanto para o operador da máquina automática como para o dono do local onde esta se encontra. É importante para o operador diminuir, ao mínimo, os encargos do dono do estabelecimento comercial. Para que isso aconteça, torna-se indispensável garantir a manutenção, reparação e reposição da máquina a todo o momento. A proposta de negócio deve basear-se na irresistível relação ganhar-ganhar.

7-FRANCHISING

Se considerar oportuno o apoio e assessoramento especializado, poderá sempre contar com a experiência de outros profissionais já reconhecidos no setor do Vending. Neste sentido, os franchisings de Vending, um formato cada vez mais generalizado, oferecem um serviço completo, proporcionando as máquinas, um plano de negócios e um assessoramento contínuo.

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