Início
19/09/2011 | Associações

Fórum de Internacionalização AEP aproxima-se

Hostel Vending Portugal

Foto ilker, sxc.hu




 
HOSTELVENDING.com.pt

No próximo dia 29 de Setembro realizar-se-à nas instalações da Associação Empresarial de Portugal o III Fórum de Internacionalização da AEP. As economias de Brasil, Angola e Moçambique e de três outras economias emergentes (Turquia, México e Arábia Saudita) serão rigorosamente analisadas por especialistas em comércio internacional. O objectivo é famíliarizar empresários e gestores com o momento económico daqueles seis países e identificar o potencial de cada um para as empresas exportadoras nacionais.

Este evento irá decorrer no edifício de serviços da AEP, em Leça da Palmeira - Matosinhos, sob o tema "Fazer negócios em mercados estratégicos - visão dos principais players". Entre os oradores, contam-se compradores profissionais, consultores em comércio internacional, dirigentes da associação promotora e de agências públicas vocacionadas para o comércio externo e economistas do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) e da Cosec - Companhia de Seguro de Créditos.

Na abertura, prevista para as 9h30, o vice presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida, apresentará em detalhe o programa associativo de internacionalização que a instituição se propõe concretizar em 2012. Estão previstas 43 acções, entre feiras e missões empresariais, mais 10% relativamente à terceira edição do programa "Business on the Way", que a AEP tem em execução até final do ano. Intervirão ainda José António Barros, presidente da Associação Empresarial de Portugal, José Alexandre Trindade, director do BBVA, e Eurico Brilhante Dias, administrador da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

No primeiro dos três painéis estarão em primeiro plano as economias do México, Brasil, Turquia e Arábia Saudita. Estes países vêm registando taxas de crescimento assinaláveis e com uma característica comum: a boa imagem que Portugal tem nessas paragens e a apetência dos compradores profissionais e dos consumidores desses países pelo produto português, nomeadamente os sectores de construção e casa & decoração. Neste primeiro painel intervirão o consultor Boris Ritter, que familiarizará os participantes com negócios e oportunidades em aberto na área da construção na Arábia Saudita; Ignacio Reynoso, director-geral da cadeia mexicana de lojas La Boutique Palacio, líder no mercado local de "houseware"; Yucel OZden, director do grupo turco Gama, um dos maiores construtores do seu país; e do brasil chegará um comprador internacional expert no sector dos matérias de construção. Os quatro intervenientes darão a sua visão dos negócios e mercados a que estão ligados e abordarão os principais factores críticos do sucesso comercial nos países que representam, desde a negociação, aos processos de decisão e logística.

Depois de almoço, as atenções dos participantes irão estar viradas para Angola e Moçambique, dois países de língua oficial portuguesa no radar de muitas empresas portuguesas. O investimento privado em Angola e os grandes projectos que Moçambique se prepara para lançar com o apoio do BAD são os tópicos fundamentais das intervenções de Aguinaldo Jaime, presidente da Agência Nacional Angolana para o Investimento Privado, e André Almeida Santos, economista do BAD que há anos acompanha a realidade moçambicana.

"The last but not less important", Rui Costa, director da Banca de Empresas, Corporativa e Institucional do BBVA, irá informar os participantes sobre os mecanismos financeiros de apoio à exportação, ficando a componente dos seguros de crédito a cargo de José Miguel Gomes da Costa, presidente da Cosec.

O III Fórum de Internacionalização da AEP integra a terceira edição do programa associativo de internacionalização "Business on The Way", co-financiado pelo Compete, ao abrigo do QREN.

A participação neste Fórum de Internacionalização está sujeita a inscrição, custando 50 euros para não associados e 40 euros para associados da AEP.

Subscrever Newsletter
Últimas Empresas
Multiselect - Exploração de Máquinas de Venda Automática Lda

A Multiselect comercializa pequenos snacks, bebidas frescas e quentes através de máquinas de venda...

JUVENDING by Pirâmide Triunfal

Assistencial Técnica e Venda de Peças

Classificados
PICA.PICA.COME

Setubal

PICA.PICA.COME LOJA - VENDING . SELF - SERVICE NA ESTAÇÃO FLUVIAL DA TRANSTEJO...

illycaffè - HORECA

Café Torra média O equilíbrio entre força e suavidade, de onde surgem aromas de...

EVA
EVA