Início
10/01/2012 | Artigos

Vending em Angola - Uma oportunidade de investimento

Hostel Vending Portugal




 

Angola tem vindo a tornar-se um mercado apetecível para as empresas portuguesas. Ainda carenciado de uma ampla gama de serviços, entre os quais o vending, o mercado angolano acolhe cada vez mais empresários e delegações vindas de Portugal. O reduzido número de operadores ligados ao canal de venda automática em Angola, indicam que este sector encontra-se em claro subdesenvolvimento, fruto de alguma desorganização e qualificação.

No pós guerra civil, o investimento estrangeiro em Angola aumentou significativamente. Infraestruturas rodoviárias renovadas, uma rede energética mais eficiente e distribuída, melhor organização do sector comercial e industrial e um mercado não saturado, são um excelente cartão de visita para investir em Angola.

Existem, contudo, lacunas que só são passíveis de ser preenchidas com investimento e/ou parcerias estrangeiras. O mercado da venda automática é um deles. Dispondo de acesso às melhores máquinas e produtos, os operadores e distribuidores portugueses poderão afirmar-se como um parceiro privilegiado no desenvolvimento do canal vending em Angola.

Expansão para Angola

Torna-se essencial que as empresas calendarizem o investimento e a actividade esperada, nomeadamente uma fase de implementação, uma fase de operação e eventualmente a fase de correcção. Esta última poderá surgir por necessidades de crescimento, redução da operação, alteração do negócio ou entrada/saída de parceiros de negócio. Torna-se de vital importância pensar e implementar com rigor o modelo jurídico, financeiro, dos recursos humanos e da comunicação, em consonância com a actividade que se planeie realizar em Angola.

Convém não esquecer que qualquer tipo de investimento no continente africano exige uma adaptação e reacção às diferenças que o mesmo normalmente apresenta quando em comparação com outros continentes, nomeadamente o europeu. Em complemento, estas indicações devem ser seguidas de outras de caracter mais concreto e operacional, como as questões laborais, fiscais e o sistema de administração de justiça.

Sucesso ou Insucesso

A linha que os separa poderá ser ténue. Factores como a experiência, o estudo de mercado e o planeamento estratégico por parte dos líderes das empresas com responsabilidades na internacionalização, poderão conduzir uma empresa ao sucesso na imberbe mas pujante economia angolana.

Um factor que normalmente levanta dúvidas e receios é o sistema jurídico empresarial. No caso angolano, este factor, por si só, nada garante. Há ainda a ter em conta os usos e costumes, fontes de direito usuais em Angola e a adequação do investimento ao sistema vigente.

A organização e qualidade do serviço prestado fazem do sector de venda automática português um sério candidato ao sucesso empresarial em território angolano.

Subscrever Newsletter
Últimas Empresas
Multiselect - Exploração de Máquinas de Venda Automática Lda

A Multiselect comercializa pequenos snacks, bebidas frescas e quentes através de máquinas de venda...

JUVENDING by Pirâmide Triunfal

Assistencial Técnica e Venda de Peças

Classificados
PICA.PICA.COME

Setubal

PICA.PICA.COME LOJA - VENDING . SELF - SERVICE NA ESTAÇÃO FLUVIAL DA TRANSTEJO...

illycaffè - HORECA

Café Torra média O equilíbrio entre força e suavidade, de onde surgem aromas de...

EVA
EVA