Início
31/01/2014 | Artigos

NAVSA esmiuça programa 'feelGood'

Hostel Vending Portugal

Jean-Marc Nigond, presidente da NAVSA

Hostel Vending Portugal




 
Hostelvending.com.pt

Atualmente, a mudança para hábitos de consumo mais saudáveis é uma das tendências em maior voga, conforme se constata. Neste domínio, a NAVSA tem dado um importante contributo. Graças ao seu projeto recentemente premiado 'feelGood, variedade no seu distribuidor', ela confere especial prioridade a uma oferta alimentar mais variada e diversificada nas máquinas de vending, desde alimentos sem glúten a produtos de baixo teor calórico, passando por opções ricas em fibras e cereais. 

Este programa abrangente, validado por uma equipa de nutricionistas e certificado por um organismo oficial, tem o mérito de cumprir o objetivo de introduzir maior diversidade nas máquinas de vending, ao mesmo tempo que acode às expetativas dos consumidores, prestadores de serviço e poderes públicos.

Pela voz de Jean-Marc Nigond, presidente da referida associação, ficámos a conhecer as principais especificidades deste projeto inovador.

- Instituído pela NAVSA (Associação Francesa de Distribuição Automática), o programa 'feelGood, variedade no seu distribuidor' saiu vencedor da última edição dos 'European Image of Vending Award', cuja cerimónia de entrega se celebrou no passado dia 5 de maio, no âmbito da emblemática conferência EurOps. O que representa para a NAVSA e para o setor em geral a conquista deste prémio?

A NAVSA está muito satisfeita por ter vencido o prémio europeu 'Image of Vending Award', que distingue os projetos portadores de uma verdadeira inovação no setor da Distribuição Automática e que melhoram significativamente a imagem da profissão. Esta distinção, atribuída ao nosso rótulo "feelGood. De la variété dans votre distributeur®", demonstra uma abordagem única no mundo da Distribuição Automática e mostra bem que os profissionais do setor podem alcançar grandes feitos quando eles se juntam num importante projeto no seio da sua Associação Nacional.

- Já em 2012, este programa, lançado na sequência da Charte Nutrition Santé adotada em 2006, tinha sido distinguido pelo poder político com a atribuição do logotipo oficial da PNA (Programa Nacional para a Alimentação) 'Comer Bem, é tarefa de todos'. De que forma é que estes reconhecimentos ajudam a melhorar a perceção de muitos consumidores a respeito ao vending?

Desde o seu lançamento, o rótulo feelGood® tem sido muito bem recebido pela imprensa e consumidores. Cada vez mais os clientes, particularmente em ambientes de cuidados de saúde (clínicas, hospitais, etc), fazem disso um critério privilegiado na sua escolha dos operadores. Este programa, desenvolvido com nutricionistas, está baseado nas recomendações das autoridades públicas a favor de uma alimentação mais equilibrada. Ele traz não só uma resposta às novas expetativas dos consumidores atraídos pela diversificação da oferta e pelas novas tendências, mas também uma nova imagem do setor: mais dinâmico, mais moderno e na moda. O logotipo oficial do PNA, juntamente com os controlos regulares efetuados pelo organismo de certificação Bureau Veritas, oferece, igualmente, aos consumidores uma garantia real de credibilidade, muito procurada hoje em dia. Por fim, graças a este programa, a NAVSA tornou-se também num interlocutor de pleno direito das autoridades políticas em matéria de alimentação.

- Que razões estiveram na origem desta iniciativa?

Podemos apenas observar que os padrões de consumo alimentar evoluíram, o desejo de bem comer se generalizou e que o prazer está indissociável mais do que nunca de uma dieta equilibrada. Em França, as campanhas de saúde pública inscrevem-se nessa tendência e encorajam os franceses, numa ótica de prevenção, a ter uma alimentação variada e equilibrada. A criação do rótulo "feelGood. De la variété dans votre distributeur®", em 2012, é uma iniciativa inovadora da nossa Associação Nacional, que, tomando em consideração a evolução das expetativas dos consumidores, permite aos operadores que o desejam encontrar uma maneira de conduzir uma ação responsável e tomar parte numa abordagem dinâmica e progressiva, adaptada às suas possibilidades. 

- Qual o compromisso deste programa com uma alimentação mais saudável e equilibrada?

Conforme explicado, a NAVSA colaborou com nutricionistas para elaborar os critérios de atribuição do rótulo "feelGood. De la variété dans vote distributeur®"". Este programa baseia-se, portanto, em três pilares: o prazer alimentar, o equilíbrio e a variedade. Com isto em mente, é essencial introduzir diversidade nos distribuidores automáticos, através de um sistema que favoreça uma oferta alimentar que não exclua nem estigmatize algum produto ou categoria de produtos em particular.

- A associação NAVSA desenvolveu o rótulo identificativo para máquinas de vending 'feelGood, a variedade no seu distribuidor'. Lançado oficialmente há mais de um ano, este rótulo permite identificar e reconhecer novos grupos de alimentos introduzidos nas máquinas, que respeitam determinadas recomendações e especificações nutricionais. De que categorias de produtos se fala?

Para garantir essa variedade, dependendo da sua configuração (snacks, bebidas ou ambos), os distribuidores automáticos que exibam o rótulo 'feelGood. De la variété dans votre distributeur®" devem apresentar um determinado número de referências em cada uma das quatro famílias de alimentos que contribuem para uma dieta equilibrada: as frutas e legumes; os produtos à base de cereais ou equivalentes; refrigerantes sem álcool; e os produtos láteos (opcionais, em função da oferta disponível).

- De caráter facultativo, qual tem sido a adesão das empresas operadoras a este programa? Até ao momento, quantas já se uniram a ele?

De facto, esta abordagem baseia-se no princípio da voluntariedade. Os operadores escolhem participar no programa feelGood® e decidem também o número e as localizações dos distribuidores que eles desejam rotular. Após mais de um ano de implementação real, os resultados estão ao virar da esquina e o nosso programa é seguido por 44 empresas operadoras. Em locais públicos como estações de comboio, estações do metro parisiense, museus, hospitais, universidades, não esquecendo as empresas privadas que estão também a instalar cada vez mais distribuidores automáticos rotulados, vós podeis encontrar mais de 1500 distribuidores automáticos. Parceiros agroalimentares como a Kellogg's, Danone Eaux, Nutrition & Santé ou ainda Mondelez International são parceiros, igualmente, desta abordagem.

- Que requisitos terão de cumprir os interessados em aderir?

Este é um processo bastante simples. Para aderir ao programa "feelGood. De la variété dans votre distributeur®", a pessoa responsável pela rotulagem dentro da empresa deverá preencher e devolver um dossier de inscrição administrativa para receber um número de atribuição oficial. A NAVSA transmite, então, à empresa operadora, por via eletrónica, uma ferramenta que permite verificar a elegibilidade dos produtos na abordagem. O operador compromete-se a respeitar os princípios detalhados na "declaração de compromisso" e os critérios de atribuição definidos nas especificações fornecidas durante a sua inscrição. O cumprimento das condições de compromisso "feelGood. De la variété dans votre distributeur®" é, então, objeto de um controlo por um organismo independente, o Bureau Veritas Certification France.

Subscrever Newsletter
Últimas Empresas
Multi café

No serviço com máquinas de café para empresas, oferecemos mais comumente um pacote dedicado, onde o...

Classificados
PICA.PICA.COME

Setubal

PICA.PICA.COME LOJA - VENDING . SELF - SERVICE NA ESTAÇÃO FLUVIAL DA TRANSTEJO...

illycaffè - HORECA

Café Torra média O equilíbrio entre força e suavidade, de onde surgem aromas de...

EVA
EVA