Início
05/01/2012 | Artigos

Borras de café poderão interessar à indústria alimentar

Hostel Vending Portugal

Borras de café. Foto: JonSturge, flickr.com




 
HOSTELVENDING.com.pt

A equipa de investigação coordenada pelo Prof. Manuel António Coimbra, do Departamento de Química (DQ) da Universidade de Aveiro (UA), focada na análise dos eventuais efeitos e propriedades terapêuticos da borra de café, reconhece poder atribuir-se um destino final aos resíduos de café diferente do habitual.

Tendo descoberto que há compostos benéficos para a saúde que são extraídos desses, aparentemente, inúteis resíduos de café, acredita que eles poderão vir a ser incorporados nos alimentos, segundo informações recentemente veiculadas pelo portal Universia.

Importa ressaltar que o rol dos elementos com propriedades saudáveis já apurados e identificados pelos investigadores da referida instituição de ensino a partir da análise dessa matéria residual, ao longo dos últimos anos, não cessa de avolumar-se.

Além de diversos tipos de antioxidantes (responsáveis por retardar o envelhecimento e bloquear o efeito e acção nocivos dos radicais livres que provocam o cancro), polissacarídeos (podem ser utilizados como fibras alimentares benéficas para os intestinos e fortalecem as defesas imunitárias do organismo), uma pluralidade de antimicrobianos (inibem o crescimento de bactérias, fungos e vírus) e múltiplos imuno-estimuladores (estimulam as defesas do organismo) terem já sido detectados, o mesmo responsável assinala que "outros elementos e respectivas propriedades benéficas para a saúde ainda estão a ser testadas".

Contando com o financiamento da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), esta equipa de investigação tem por objectivo "que estes elementos, extraídos das borras através de uma tecnologia que permita a baixos custos isolá-los, possam entrar na indústria alimentar para que, na forma de ingredientes, sejam adicionados aos alimentos, conferindo-lhes novas propriedades não só físicas, pois podem ser espessantes, mas também propriedades que tragam benefícios para a saúde". De facto, tentar convencer a indústria alimentar para essa possibilidade é um dos seus principais fitos.

E se o tradicional método de extracção recorria, inicialmente, a reagentes alcalinos muito concentrados e uma metodologia morosa e complexa que poderia dificultar ou até mesmo inviabilizar, em termos financeiros, qualquer potencial esforço desenvolvido no sentido de implementar esses aditivos na indústria alimentar, importa destacar que está a ser desenvolvido, no DQ, um procedimento mais acessível e rápido, tendo por base uma tecnologia tão vulgar como as micro-ondas. "Assim como nós podemos cozinhar os nossos alimentos com o micro-ondas, o que estamos agora a fazer ao nível do laboratório, e pensamos que depois a nível industrial, é a utilização, com algumas alterações, da tecnologia deste electrodoméstico", refere o coordenador. Estas alterações tecnológicas "possibilitam, utilizando o aumento da temperatura e num sistema fechado para a água aumentar a pressão dentro do recipiente, que estes compostos possam ser mais facilmente extraídos e de uma forma mais barata".

O novo método, se conseguir seduzir a indústria alimentar, vai permitir, certamente, que as borras de café sejam rentabilizadas, dotando-as de outras aplicações como ingredientes alimentares e reforços antioxidantes. Quem sabe se não estará neste reaproveitamento uma oportunidade única para os profissionais dos sectores de vending e Horeca obterem uma preciosa fonte adicional de rendimentos!

Se estamos perfeitamente familiarizados, actualmente, com iogurtes com bífidos, águas com fibras ou biscoitos com ómega 3, há toda a plausibilidade em admitir que, dentro em breve, seremos surpreendidos com o lançamento de cereais, leite, chocolate e outros produtos com antioxidantes, imuno-estimuladores e polissacarídeos retirados das borras do café.

Com perspectivas promissoras, poderá estar aqui uma solução ou destino rentável a conferir aos, anteriormente inúteis, resíduos de café. 

Subscrever Newsletter
Últimas Empresas
Multiselect - Exploração de Máquinas de Venda Automática Lda

A Multiselect comercializa pequenos snacks, bebidas frescas e quentes através de máquinas de venda...

JUVENDING by Pirâmide Triunfal

Assistencial Técnica e Venda de Peças

Classificados
PICA.PICA.COME

Setubal

PICA.PICA.COME LOJA - VENDING . SELF - SERVICE NA ESTAÇÃO FLUVIAL DA TRANSTEJO...

illycaffè - HORECA

Café Torra média O equilíbrio entre força e suavidade, de onde surgem aromas de...

EVA
EVA